sábado, 1 de dezembro de 2012

Um jeito diferente de falar da vida


Nunca é possível ter ideia de como as coisas podem mudar. As pessoas me dizem que eu tenho bipolaridade, mas a vida parece ser tão ou mais instável do que eu. Tomemos como exemplo a MINHA vida e o MEU último ano. Foi como se eu estivesse sendo levado por uma onda.

Brincadeira, eu não estava sendo levado. Eu meio que estava navegando nessa onda. Até porque, mudanças, ao contrário do que dizem, não acontecem do dia pra noite. Algumas demoram para que nós as aceitemos. Outras são construídas lentamente sem que a gente perceba e do nada aparecem na nossa frente sem aviso prévio. Mas há aquelas provocadas por nós mesmos, consciente ou inconscientemente.

Pessoas que partem da minha vida. Essas provocam mudanças no meu ser, no que eu sou por dentro, mesmo que eu não mostre. Esse é o tipo de mudança que a gente não controla, mesmo que espere. As consequências são sentidas indefinidamente e se manifestam de diferentes maneiras.

O tempo passa e essa mudança que desencadeou consequências, passa a desencadear outras mudanças. É a maturidade que cresce, é o jeito de encarar o mundo que precisa ser diferente. São os desafios que precisam ser enfrentados mais de frente. Como se pode ver, uma mudança brusca demais é como a primeira peça de um dominó enfileirado, que começa a cair: cai causando muitas outras mudanças.

De repente, se encontrar sozinho é uma realidade. Procurar por algo que preencha essa solidão, também. Agora, onde encontrar? No amor? É, pelo visto não deu certo. Trabalho? Ok, acho mais seguro. Então, mergulhemos de cabeça nele.

E é no trabalho onde se pode esquecer do mundo, no trabalho onde é possível se dedicar totalmente e é no trabalho que... De novo, mudanças. Do nada, o cara calmo se torna estressado. O gentil se torna o arrogante, e assim vai caminhando a vida. Infelizmente, essa mudança de atitudes acarreta uma mudança de pensamento, que leva a mudança de amizades, mudança de vontades, mudança de ambições.

E tudo isso em um curto espaço de tempo. Em um fluxo temporal que ao mesmo tempo em que passa rápido, é pesado, pois é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. A vida e suas mudanças são como esse texto, confuso e atropelado, onde nem sempre as coisas estão claras. Será que deu pra perceber do que eu estava falando? Espero que sim.

Espero também que fique claro que as mudanças não são episódios de um seriado, mas sim, capítulos de uma novela, ou seja, está tudo interligado. Não para nunca. As mudanças continuam e no mundo das mudanças, muitas delas acontecem de forma a ir contrariamente às mudanças anteriores. Acreditem, eu estou me esforçando. Eu estou mudando.



FELIPE JAÍLSON, estudante de Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário